Atribuições legais do arquiteto urbanista



Ao perceber que eu estava desmotivada com o curso, um professor me perguntou se eu conhecia as atribuições legais do arquiteto e urbanista. Eu não conhecia.

Acontece que muita gente (inclusive eu) começa esse curso pensando apenas em projetar casas, prédios e, se for o caso, decorar interiores. Apesar de essas serem ótimas opções de ocupação, não são as únicas. O trabalho do arquiteto pode começar já na escolha do terreno pra construção de um projeto. De acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo doBrasil (CAU/BR), as atribuições profissionais do arquiteto e urbanista vão de planejamento até execução da obra, passando por estudo do local, elaboração de orçamento, fiscalização e mais mil atividades.

Outra coisas que os inocentes vestibulandos e calouros não costumam ter noção é do número de campos de atuação da profissão:

Arquitetura e Urbanismo: concepção e execução de projetos

Arquitetura de Interiores: concepção e execução de projetos

Arquitetura Paisagística: concepção e execução de projetos para espaços externos, como parques e praças

Patrimônio Histórico Cultural e Artístico: práticas e soluções para reutilização, preservação e restauro de edificações, conjuntos e cidades

Planejamento Urbano e Regional: planejamento físico-territorial, planos de intervenção no espaço urbano, metropolitano e regional, gestão territorial e ambiental, loteamento, traçado da cidade, etc.

Topografia: elaboração e interpretação de levantamentos topográficos (análise do terreno) para realizar projetos de arquitetura

Tecnologia e Resistência dos Materiais: análise e escolha de materiais de construção, além de apontar patologias (como rachaduras) na construção e sua recuperação.

Sistemas construtivos e estruturais: desenvolvimento de estruturas

Instalações e equipamentos referentes à Arquitetura e Urbanismo

Conforto Ambiental: técnicas que definem as condições climáticas, acústicas, lumínicas e ergonômicas (diz respeito às condições do trabalhador) para a concepção do espaço

Meio Ambiente: estudo dos impactos ambientais, utilização racional dos recursos e desenvolvimento sustentável

Viu que tanto de coisa? Tá tudo bem resumido, mas dá pra ler a resolução completa aqui.

E agora? Já sabe se quer ser arquiteto?

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário