Arquitetura para 100%

“The uncomfortable fact is that almost everything that we call architecture today is actually the business of designing for about the richest one percent of the world's population.” Alastair Parvin

"O fato desagradável é que quase tudo o que hoje chamamos de arquitetura é na verdade um negócio de design para o 1% mais rico da população mundial." Alastair Parvin

Alastair Parvin é um arquiteto britânico que acredita na democratização do design, principalmente entre as pessoas que não tem acesso a um arquiteto. Ele defende que a construção de prédios é uma solução cara e pouco acessível para a maioria da população, e que os arquitetos deveriam se preocupar mais em construir para 100% da população do que só para os 1% mais ricos que costumam ser seus clientes.

A partir desses questionamentos e usando a tecnologia como aliada, Parvin, junto com outros arquitetos e engenheiros, criaram a Wikihouse. A Wikihouse é um kit de construção que possibilita que praticamente todo mundo possa construir uma casa, em qualquer lugar.

Levando em consideração baixo custo e sustentabilidade, o kit Wikihouse consiste em placas de madeira compensada cortada em uma impressora 3D com cortador laser. Os modelos de placas já foram desenhados e armazenados em uma biblioteca digital. Utilizando um plugin da Wikihouse no Sketchup, uma casa criada usado essa ferramenta  é "desmontada" e "cortada" formando as placas, possibilitando a impressão. Após imprimi-las, essas placas são montadas como um quebra cabeça, e a casa anteriormente projetada no sketchup é construida!



O objetivo da Wikihouse é justamente possibilitar que pessoas que não tem acesso a arquitetos conseguissem construir suas próprias casas da sua maneira. Hoje a habitação é obtida através de uma relação estreita entre arquitetos e empresas, e como muito poucos tem acesso.

A Wikihouse já chegou no Brasil, mais precisamente em uma das favelas do Rio. A Wikihouse do Rio pretende se transformar num Centro Comunitário de Ensino e Inovação para a aprendizagem das novas técnicas de construção simples e do mundo opensource, tentando abrir novos caminhos econômicos e sociais no Rio. :)

Aqui está uma palestra do Alastair Parvin, é meio longuinha mas vale a pena assistir!


comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário