Escolas acabam com a criatividade?

Desde o primeiro ano da minha época de ensino médio (que não faz tanto tempo assim), já ouvíamos falar de vestibular e a necessidade de se preparar o quanto antes para ele. Junto com as novas e assustadoras matérias, percebi uma queda no numero de trabalhos em grupo, apresentações (que eu gostava taanto de fazer, principalmente a parte de coreografia e cenografia) e todas as coisas ligadas as artes no geral. Apesar de não gostar dessas mudanças, entendi a necessidade delas e aceitei. 

Por uma grande sorte do destino, achei esse vídeo que fala justamente dessa mudança e o quanto ela prejudica ao invés de ajudar. O professor Ken Robinson mostra que as escolas estão cada vez mais acabando com a criatividade das crianças, excluindo de suas grades escolares disciplinas voltadas para as artes. Ele defende que disciplinas como dança e pintura são tão importantes quanto matemática e geografia, entre outros pensamentos, que nos fazem questionar se a educação está indo pro caminho certo.

O vídeo é meio longuinho, mas vale super a pena! Não só para as pessoas que se interessam por educação, mas é um "acorda" para nos relembrar o quanto as artes devem estar presentes em nosso dia-a-dia. Afinal, nunca somos velhos demais para desenhar, bordar, pintar ou dançar! :)


“The real role of leadership in education … is not and should not be command and control. The real role of leadership is climate control, creating a climate of possibility.” Ken Robinson

"O verdadeiro papel da liderança em educação... não é e não deve ser o comando e controle. O verdadeiro papel da liderança é controle de clima, criando um clima de possibilidade". Ken Robinson

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário