Arquitetos com Outros Caminhos: Keller Veiga

Lembra de quando falamos sobre arquitetos em Hollywood? A ideia de trabalhar com cinema é muito tentadora, mas nem sempre é viável. Acontece que, pra trabalhar com cenografia, nem é preciso ir tão longe!


Keller Veiga é mineiro formado em arquitetura na UFMG. Pouco depois de sair da faculdade, entrou pra equipe de cenógrafos da TV Globo. Desde então, participou da cenografia de várias novelas e séries da emissora.

Segundo Veiga, um cenário de televisão vai além da disposição dos objetos. O cenógrafo deve levar em conta a iluminação, a produção de arte e os ângulos das câmeras. Dá pra entender porque um diploma em arquitetura ajuda na profissão né?

Ao conceber parte do cenário de Torre de Babel, Keller Veiga e o cenógrafo Mário Monteiro se inspiraram na pintura de Pieter Brueghel que retrata a Torre de Babel descrita na Bíblia. Pra se ter uma ideia do quanto a profissão pode ser complexa, na construção do Tropical Towers, parte do cenário da novela, tiveram que ser construídas fundações de verdade! Além disso, houve projeto de iluminação e paisagismo e uso de maquetes perfeitas para as cenas de explosão.

Abaixo, alguns programas da Globo em que Veiga comandou ou participou da equipe de cenógrafos. Clicando nos links, dá pra ver algumas fotos com cenários e mais informações sobre a cenografia.

Torre de Babel


Sítio do Picapau Amarelo - 2ª versão (somente entre 2004 e 2006)


A Grande Família - 2ª versão


O Cravo e a Rosa


Como uma Onda


Fontes: Memória GloboGlobo.com e Prefeitura Municipal de Três Pontas



comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário