Ande [sua cidade]

Nos Estados Unidos na década de 60, uma a cada quatro pessoas realizava caminhadas por mais de 10 minutos na cidade. Hoje, apenas uma em cada dez pessoas realiza o mesmo trajeto. Espantados com os dados da pesquisa e dispostos a incentivar os pedestres a fazer mais percursos caminhando, um grupo de pessoas na cidade de Raleigh (Carolina do Norte) criou o projeto A Walk [Your City] (Ande [Sua Cidade]). O projeto consiste em uma plataforma virtual que disponibiliza um construtor de placas que indicam rotas e seu tempo de duração a pé, para que pessoas espalhem em suas cidades e incentivem as caminhadas.

Tudo começou quando esse mesmo grupo de pessoas resolveu espalhar placas indicando o tempo que duraria uma caminhada em um determinado percurso em Raleigh, cidade que hoje a instalação das placas já virou política pública permanente. Segundo o Facebook do grupo, já são mais de 1275 placas em 35 países!

Essa iniciativa já chegou aqui no Brasil. Um grupo de estudantes do terceiro ano em Porto Alegre, acreditando na caminhada como uma forma mais prática, sustentável e saudável de deslocamento, engajaram na causa e criaram o Projeto Passo a Passo. Utilizando das mesmas ferramentas do projeto A Walk [Your City], o projeto foi submetido ao site Catarse, afim de conseguir financiamento necessário para a realização de uma produção inicial de placas, e no fim do ano passado conseguiu verba suficiente para a construção das primeiras 400 placas. 

A ocupação da cidade por pessoas já foi um assunto discutido no blog no post Se essa rua, se essa rua fosse minha..., mostrando pontos da cidade de Nova Iorque que foram pensados para as pessoas. Todas essas iniciativas que procuram incentivar o uso da cidade pelos pedestres visam a melhoria na qualidade de vida das pessoas, já que promovem um melhor senso de comunidade entre habitantes, maior segurança para a cidade e a melhoria na a economia de estabelecimentos locais. Sem contar com a questão da sustentabilidade por utilizar menos carros e a saúde dos pedestres.

Você também pode se inspirar na atitude dos estudantes de Porto Alegre! O site do projeto A Walk [Your City] possuí tudo o que é necessário para você começar a produzir suas placas!



Mas e você, já andou pelo menos uns dez minutinhos hoje?

comentário(s) pelo facebook:

2 comentários

  1. E você Julia, anda pela sua cidade? Conhece ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, dizer que eu ando posso confirmar que sim! Não possuo carro e faço praticamente todos os meus percursos a pé, e dependendo da distância, de ônibus, confesso que gosto até! Conhecer a cidade já é outra coisa... Na rotina do dia a dia posso dizer que conheço muito bem os caminhos que faço diariamente, e com certeza leituras sobre reportagens e projetos como esse me fizeram conhecer e valorizar muito mais os meus caminhos. Já conhecer a cidade fica um pouco complicado dizer que sim, seja pelo fato de eu morar em Belo Horizonte há aproximadamente um ano, ou seja pelo pouco que eu saio dos meus trajetos rotineiros! Mas por eu estar tendo essa experiência de andar bastante ultimamente e achar que isso me ajuda e me ensina, me sinto mais do que na obrigação em divulgar e incentivar práticas como essa :)

      Excluir