Coursera: estudando em casa


Você já fez algum curso online? Tenho que admitir que tinha preconceito, até que fui apresentada ao Coursera (brigada Bruno!). Esse site tem parceria com várias universidades do mundo e disponibiliza cursos dos mais variados temas dados pelos professores das instituições. O objetivo deles é que todos tenham acesso a uma educação de qualidade, não importa onde estejam. Legal, né?

Funciona assim: você se inscreve em um curso que tem uma data específica pra começar. Um pouco antes dessa data, eles te mandam um e-mail lembrando. Ao longo do curso você pode realizar testes sobre o tema, que são necessários se você quiser emitir o certificado oficial de conclusão. Se não for o seu caso, pode até pular essa parte.


Em alguns casos é preciso pagar uma taxa. É que o certificado não pago é "menos oficial", só prova que alguém usando sua conta no Coursera completou o curso. Ao pagar uma certa quantia (não sei o valor, nunca paguei), é possível emitir um certificado reconhecido com o selo da universidade e com sua identidade comprovada! Se o curso for acrescentar muito no seu currículo, pode valer a pena.

Tem algumas coisas que eu acho bem legais no Coursera. Primeiro, que você pode desistir do curso a hora que quiser sem nenhum problema (sei que é assim quando você não paga, não sei como funciona se você quiser o certificado). Então pode ir experimentando sem medo de não gostar! Segundo, que grande parte dos cursos fica disponível mesmo depois de finalizado. Você não pode mais fazer os testes ou emitir certificado, mas pode assistir às aulas. Terceiro que, desde que não comprometa as datas dos testes, você faz tudo no seu ritmo! Se quiser acumular alguns vídeos e assistir todos no mesmo dia não tem problema.

Nesse momento não estou fazendo nenhum curso. Eu e meu namorado começamos um, A Ciência da Gastronomia, mas era difícil e chato. Tem que se preparar, viu? Tem uns puxados que nem sempre valem a pena. Esse que a gente começou enrolava muito pra chegar no objetivo. O cara tava ensinando química do ensino médio! Hahahahaha não preciso passar por isso de novo.

Em compensação, já estou inscrita pra um que começa em junho. Procurei pelo tema Mitologia e achei, mas ainda não tinha uma data estabelecida. Me inscrevi e um tempo depois eles mandaram um e-mail avisando a data do próximo :)

Ah, uma coisa que pode ser ruim pra alguns: poucos cursos são em português. Dá pra colocar legenda, mas muitas vezes só tem inglês. Mas olha, se você achar que dá conta, da pra mudar a velocidade do vídeo! É só colocar mais devagar pra dar tempo de entender (ou colocar mais rápido se estiver sem paciência hahaha).


Separei alguns cursos que podem ser legais pra quem estuda arquitetura. Certeza que tem muitos outros que podem te interessar!

A Arte das Estruturas: Cabos e Arcos

Também da pra assistir as aulas pelo celular. Tem pra iOS e Android.

Bora aproveitar a Semana Santa? Brincadeirinha, pode descansar.

Todas as imagens foram tiradas do site do Coursera.

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário