Habitação Social 01: Conjunto Habitacional em Barcelona.

Como comentei, embarquei num projeto que pretendo enviar para um concurso de arquitetura sobre habitações sociais. Para me incentivar a buscar referências e também ajudar a quem quiser embarcar nessa comigo, segue o primeiro post com um exemplo de habitação social :)

L'Hospitalet de Llobregat - ONL Arquitetura


Vencedor de um concurso, o projeto da habitação social feito pela ONL Arquitetura é uma ótima referência. Com duas fachadas, o prédio nem parece o mesmo comparando a exterior com a interior. Isso foi planejado para que a fachada interior possa parecer mais informal e doméstica, um local para se passar o dia, abrigando assim cômodos destinados a atividades diurnas. Já a fachada exterior foi planejada com uma forma mais maciça e fechada para dar uma continuidade visual da rua que a habitação está inserida (que é uma rua comercial), e também para abrigar ambientes de atividades noturnas relacionadas ao descanso, além de criar uma barreira acústica entre a rua e o jardim interno.



Outro ponto interessante do projeto é a planta com diferentes layouts de apartamentos em um mesmo pavimento, visando diferentes famílias (de dois até quatro quartos). Isso é importante pois, quando se trata de habitação social, não é correto criar um padrão único e esperar que todas as famílias se encaixem nele.


Ficha Técnica:

Projeto de Arquitetura: ONL Arquitectura - Joan Nogué, Txema Onzain, Felix Lopez

Projeto:  2007-2009

Construção: 2008-2009

Local: Barcelona, Espanha

Área: 10.613,17 m²

Orçamento: 6.750.818 Euros

Construtor: FIRA 2000 S.A..

Colaboradores: Arquitetos Topo Abe, Cristina Ribera, Marina Berbel, Silvia Ocaña, Massimo Pietrobon, Cèlia Monfort e Arquiteto Técnico Joan Puig

Instalações: FONT I ARMENGOL S.A.

Estrutura: BIS Arquitectes


comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário