Arquitetos com Outros Caminhos: Karin Aïnouz



Você já deve ter ouvido falar no filme Praia do Futuro, estrelado pelo Wagner Moura e indicado a um prêmio no Festival Internacional de Cinema de Berlim 2014. O diretor desse filme, Karin Aïnouz, é formado em Arquitetura pela Universidade de Brasília e tem mestrado em Teoria do Cinema pela Universidade de Nova York.

Numa entrevista para a Bomb Magazine, ele diz que o que o interessa em arquitetura é como o corpo se relaciona com o espaço. Foi isso que ele levou pro mundo do cinema, dando grande importância a um cenário, por exemplo.





Para Eduardo Costa, do Fórum Permanente, Aïnouz disse que sua formação como arquiteto e urbanista lhe deu um olhar próprio na hora de dirigir. Foi convidado a fazer uma obra sobre Olafur Eliasson, um artista dinamarquês que, com seu trabalho, pretende repensar o espaço urbano através da experiência das pessoas. O desafio de Aïnouz foi conseguir retratar como Eliasson pensa e vê a cidade, considerando aspectos como legislação, uso público e uso privado. Dá pra entender o quanto o diploma pode ser útil?

Outro uso legal da formação foi no projeto de documentários "Catedrais da Cultura", produzido pelo diretor alemão Wil Wenders com a participação de mais cinco cineastas. Cada um deles retrata um edifício da arquitetura moderna de maneira pessoal. Legal, né?

Acho o Karin Aïnouz um grande exemplo de que a decisão da nossa carreira não acaba no momento que em formamos! Tem muuuuito mais pela frente.

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário