Mobilidade Urbana Alternativa: Escadas Rolantes

Já estamos há muito tempo dentro de uma era em que o grande número populacional é um desafio não só para arquitetos e urbanistas mas também para muitos setores da sociedade, como os produtores de alimentos, para o fornecimento de água, energia, entre outros. 

Um conflito evidente que essa superpopulação gera na escala urbanística é o problema de mobilidade urbana. Hoje, um bom planejamento nesse aspecto é essencial em qualquer cidade e muitas delas, para driblar essa questão, surgiram com equipamentos de mobilidade inovadores e que caíram super bem! Hoje vamos falar de um exemplo que conhecemos e adoramos nos nossos shoppings e lugares fechados: as escadas rolantes!

China - Hong Kong (Soho)


Construida em 1994 pelo Governo Colonial a fim de agilizar o já intenso tráfego de Hong Kong e de melhorar a circulação nesse terreno bastante íngreme, o bairro Soho ganhou o maior sistema de escadas rolantes a céu aberto do mundo, com 800 metros de percurso e 135 metros de elevação!


Cerca de 60 mil pessoas por dia usam a escada rolante e, graças a ela, houve uma supervalorização dos imóveis ao seu redor, tornando alguns deles os mais caros de Hong Kong! Ao percorrer as escadas rolantes, você vai vendo de camarote todo o comércio da região. É um passeio turístico imperdível! 


Mas não ache que você pode descer e subir na mesma hora, entre as seis da manhã e o meio dia a escada desce para que os executivos possam ir até o seu trabalho, e no resto do dia a escada sobe!


Colômbia - Medellín 


Outro local que mudou para melhor com o artifício das escadas rolantes externas foram os bairros 20 de Julio e Las Independencias 1 e 2, na comunidade 13 de Medellín. Durante muitos anos, os longos e íngremes morros situados no local dificultaram a vida dos moradores, principalmente os idosos que se encontraram isolados.

Por esse motivo foi construído esse sistema de escadas rolantes que possibilitou o melhor deslocamento no interior dos bairros! Segue um vídeo que mostra um pouco como funciona e conta algumas histórias de pessoas que não sabem mais viver sem a escada rolante:


Aposto que você já pensou o quaanto não seria bom uma escada rolante naquela ladeira?

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário