Os Gêmeos

Imersos numa família de artistas, os gêmeos Gustavo e Otávio Pandolfo costumavam dividir o papel na hora de colorir desde pequenos. Desenvolveram um estilo próprio tão rico e reconhecível no mundo do graffiti que são conhecidos como OS GÊMEOS, uma referência mundial de graffiti e arte contemporânea.



Os Gêmeos criaram um mundo imaginário habitado por personagens amarelos, uma lógica própria chamada de Tritrez. Dentre os "mentores" da dupla está o artista plástico e grafiteiro Barry Mgee (Twist), que mostrou aos irmãos a possibilidade de viver fazendo o que se gosta

Nova Iorque:

São Francisco:


 Castelo Kelburn, Escócia:



Ao entrarem para a galeria Deitch Projects de Nova York em 2005, as pinturas tomaram formas tridimensionais, ganhando espaço dentro da arte contemporânea. Segue um vídeo dos gêmeos contando um pouco sobre as obras dessa galeria (ta em inglês =//)! 


Para mim, o mais bacana sobre essas obras é o diálogo que elas têm com a cidade e as ruas. Um diálogo muitas vezes recheado de críticas sociais e políticas bem diretas, interagindo com a cidade e seus habitantes e defendendo seus ideais. Por causa disso, muitos graffitis feitos na cidade de São Paulo foram apagados pela prefeitura da cidade, principalmente na época em que o país estava passando pela fase de protestos no ano passado. Interessante também ver que, mesmo depois de tanto reconhecimento, eles continuam fazendo "graffitis livres" pela cidade!




Os Gêmeos, além de um site oficial cheio de coisas para ver, têm uma página no Facebook que vale a pena seguir e um canal do YouTube muito bacana.


comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário