Urbanized

O post de hoje é uma dica de um documentário que acredito que todo estudante e arquiteto urbanista deve ver: Urbanized!


O documentário fala sobre projeto das cidades e uma crítica ao rumo (nada humanizado) que elas estão seguindo através da visão de renomados arquitetos, políticos, planejadores e pensadores de todo o mundo! Mostra também a difícil realidade urbanística de alguns cantos do planeta e algumas mudanças feitas que geraram uma cidade melhor, vencendo desafios como a habitação para bairros mais precários, cidade projetada para veículos, sistema de transporte público, entre outros!

Temos até um exemplo positivo brasileiro! O Centro de Operações da Prefeitura do Rio, que é uma sala de controle (a mais moderna do mundo, por sinal) que faz o monitoramento 24 horas do cotidiano da cidade a fim de gerenciar crises, tanto sociais quanto físicas. É um exemplo de como a tecnologia pode servir a cidade e, confesso, eu nem sabia que isso existia! Tem também um contraexemplo brasileiro, a cidade de Brasília e seu planejamento altamente modernista voltado para os veículos (o documentário é bem contemporâneo, logo, critica bastante o modernismo).


Se você arrepia quando escuta a palavra urbanismo e já quer sair correndo, acredite, eu também! Mas esse documentário não é nada sofrido de se assistir, até é prazeroso! E como eu gosto muito dessa linha contemporânea, achei incrível!

Segue o trailer do documentário, não achei legendado :(



Urbanized foi dirigido por Gary Hustwit, diretor e fotógrafo.

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário