Olhe a Cidade, Olhe os Muros

Um dia fui a uma palestra que falava sobre a arte livre nas ruas e um discurso que me chamou a atenção foi o seguinte: "As vezes dedicamos nosso tempo e olhar para tipos específicos de arte em locais reservados, como uma peça em um teatro, ou uma exposição em um museu. Nossos olhos, acostumados com as ruas, pouco notam o tanto de arte que existe nela, seja na arquitetura dos edifícios ou nos muros da cidade, já que não dedicamos nosso tempo para observá-la."

A partir desse dia, me prometi que iria observar muito mais a cidade e tentar conseguir apreciar melhor a arte que há nela. Acabei descobrindo que isso não é tão fácil quanto parece! A correria faz o percurso do ônibus bastante introspectivo, o caminho andando para a faculdade bem direto, e não podemos esquecer dos nossos amigos celulares! Mesmo assim, existem momentos em que me concentro nisso e realmente acabo descobrindo muita coisa legal, muitas não tão legais, mas o que mais gosto dessa experiência é que me sinto pertencendo mais à cidade.

Hoje, existem grupos que nos estimulam a olhar mais à nossa volta. Um exemplo brasileiro é o grupo Olhe os Muros, que divulga fotos de muros enviadas por pessoas e eventos que estimulam a ocupação artística da cidade! Esse grupo surgiu inspirado no Wallpeople, mas isso já é assunto para outro post em breve!





Legal também registrar esses muros interessantes que encontramos pela cidade! Esse fica na Av. Prudente de Moraes, em Belo Horizonte :)

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário