À Margem dos Trilhos - #OcupeEstelita

O post de hoje mostra um vídeo realizado por Marcelo Pedroso e Pedro Severien que abrange o tema da habitação social, focando principalmente em uma ocupação particular na cidade de Recife, o Ocupe Estelita

Rápido resumo: o movimento Ocupe Estelita é uma manifestação em busca da discussão sobre a ocupação de um território no centro de Recife, o Cais José Estelita, que prevê a implementação de 12 torres comerciais e residenciais de alto luxo, o projeto Novo Recife.

O que está acontecendo em Recife é um processo que ocorre em várias cidades do mundo. O movimento de ocupação é uma tentativa de discussão sobre o futuro de potenciais terrenos e edificações abandonadas bem localizadas, que poderiam dar lugar a projetos públicos condizentes com a real necessidade da população. É o povo querendo participar da cidade.

Segue o vídeo:


Vale muito a pena também ler esse texto da urbanista Raquel Rolnik que fala sobre a situação de Recife e o que a ocupação representa.

"A gente ta querendo mostrar que a gente é gente, que a gente resiste, que a gente ocupa" - Trecho do vídeo À Margem dos Trilhos

À Margem dos Trilhos conta com os depoimentos de Cristina Gouveia, Cleiton Barros, Lorinaldo Fernandes e Valdermarta.

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário