Livro: Viviendas Ecológicas



Antes de começar o curso, eu tinha um sonho de trabalhar com arquitetura ecológica. Apesar de esse não ser mais meu objetivo principal, eu ainda me interesso muito pela área e acho um ótimo plano B. Sabendo desse meu interesse, meu namorado (sempre ele!) me deu de aniversário o livro Viviendas Ecológicas, que mostra vários projetos com foco na preservação do meio ambiente. É cada um mais sensacional que o outro!





O livro considera cinco fatores na hora de apresentar os projetos. São esses aqui:

1. Energia. Pra economizar, o que mais vi nos projetos foi o uso da inércia térmica. Usando materiais que armazenam calor, os moradores economizam no ar condicionado e na calefação. Tem também muito uso de energia solar, janelas grandes pra iluminar bastante, ventilação cruzada...

2. Água. A grande maioria das casas no livro coletam água da chuva. Ideia batida, mas eficiente!

3. Materiais. Uma coisa bem comum entre esses projetos é usar material reciclado. Às vezes é resto de uma obra, às vezes é de uma obra que foi demolida. Outra coisa legal é que eles usam muito materiais locais pra não gerar poluição com transporte.

4. Topografia. Muitos dos projetos tentam seguir as curvas de nível pra diminuir o impacto no terreno.

5. Clima. Essa parte é só pra apresentar pra gente o clima da região. É uma das coisas mais importantes na hora de projetar, né?




Viviendas Ecológicas é um livro ótimo pra se ter por perto na hora de projetar. É inspirador. E, por ser em espanhol, é um jeito bom de aprender vocabulário de arquitetura. E só pra deixar registrado, tem projeto brasileiro! É uma casa lindinha em Joanópolis, São Paulo.

Autores: Sergi Costa Duran, Ethel Baraona Pohl, Liliana Bollini
Editora: Reditar Libros

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário