Mais Sol, por favor


Imagina que legal construir uma estrada eco-friendly? O casal Scott e Julia Brusaw apresentou, durante uma conferência do TEDx, uma proposta assim! A iniciativa consiste em construir estradas com painéis solares e tem muitas vantagens:

- A energia gerada pelos painéis pode abastecer edifícios próximos e carros elétricos, além de ser usada para a sinalização, através de lâmpadas de LED.

- A sinalização pode ser alterada, adaptando o piso pra prática de esportes (reproduzindo uma quadra, por exemplo) ou até mesmo alertando os motoristas para diminuir a velocidade caso um animal esteja atravessando a estrada.

- Caso alguma coisa estrague, dá pra tirar só a placa com problema e substituir rapidinho. Desse jeito, dá pra consertar tudo sem pressa e sem precisar interditar a estrada.

- A estrada possui um sistema de aquecimento para derreter a neve que se acumula na pista.

- Grande parte dos painéis é feita com material reciclado.

Se quiser saber mais, você pode assistir a esse vídeo aí embaixo.



No final do vídeo, eles pedem doações para o projeto. Ainda bem que não precisa mais, já que eles arrecadaram 220% do necessário!



O maior problema disso tudo é o preço, mas, de acordo com Brusaw, todo o investimento seria compensado em 20 anos. Fora a diferença que faria pro meio ambiente!

Energia solar é solução pra tudo! Fico impressionada, mas sou suspeita pra falar.


comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário