Projeto Las Américas

Uma invasão de cores tomou conta de uma colônia chamada Las Americas em Santiago de Querétaro, no México. Para mostrar que é possível a transformação social através da arte, o Instituto de Creatividad, Cultura, Arte y Desarrollo e o coletivo espanhol de arte urbana Boa Mistura se juntaram e deram inicio ao Projeto Las Américas, um projeto de arte urbana participativa que pretende unir a comunidade e torná-la, a partir de pinturas de casas, um lugar mais agradável e seguro.

O projeto visa também a união dos moradores – por ser uma arte participativa, eles são os agentes da mudança – e estimular a criatividade e imaginação da comunidade através da arte urbana. A partir do momento que ocorre esse trabalho participativo, cria-se uma união na comunidade, podendo gerar futuros projetos culturais nesse lugar que hoje é conhecido por sua insegurança. 


Mas as pinturas não são totalmente aleatórias. Um dos objetivos do projeto é que a colônia reforce sua identidade. Por isso, as pinturas são inspiradas nos Otomíes, um povo indígena que tem suas raízes no local. 


Essa primeira fase do projeto foi desenvolvida em novembro do ano passado durante duas semanas e conseguiu pintar mais de 30 casas! O projeto pretende ir para outras colônias do México também. Deu uma vida pra colônia não é mesmo? Além do conceito ser hiper bacana, ficou lindo!

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário