5 parques lineares

Já tem um tempo que a Ju falou do High Line, um parque linear em Nova York construído sobre antigas linhas de trem. Hoje vim mostrar pra vocês mais cinco parques lineares espalhados pelo mundo. A ideia é sempre aproveitar um espaço da cidade que não estava sendo usado, o que deixa a ideia ainda mais linda.

1. Lowline Park



Já comecei roubando porque esse parque ainda não existe, ainda é só uma proposta. A ideia é construir um parque subterrâneo, ocupando uma estação de bonde abandonada em uma das regiões menos verdes de Nova York. A parte mais legal? Ele é todo eco friendly.


2. Maidashi Ryokuchi



Esse parque fica em Fukuoka, no Japão. Construído sobre trilhos de trens abandonados, foi especialmente desenhado pra crianças. Ainda assim, tem áreas de recreação pra idosos e pra estudantes, já que tem uma escola ali perto.

3. Promenade Plantée



Também foi construído sobre trilhos de trens abandonados, mas dessa vez em Paris. Possui 4,7 km de extensão e parte dele está suspenso a uma altura de 10 metros. Foi o primeiro parque elevado do mundo, seguido pelo High Line.

4. Cheonggyecheon Stream



O maior parque horizontal urbano do mundo fica em Seul, na Coreia do Sul. Foi construído nas margens de um rio com 5,8 km de extensão e está a 4,6 m abaixo do nível da rua. Por causa disso, ele é super tranquilo, mesmo que a cidade esteja a mil lá em cima.

5. Tom McCall Waterfront Park




Depois que uma grande autoestrada foi inaugurada em Portland, uma outra estrada, a Harbor Drive, ficou meio sem uso. E aí que resolveram colocar um parque nela! Hoje, é uma das principais atrações da cidade americana.

Você já visitou algum parque linear? Conhece algum que não tá aqui na lista? 

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário